quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

AEE - Você sabe o que é?






“O atendimento educacional especializado (AEE) identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas. As atividades desenvolvidas no atendimento educacional especializado diferenciam-se daquelas realizadas na sala de aula comum, não sendo substitutivas à escolarização. Esse atendimento complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência na escola e fora dela. (BRASIL, 2008, p.15)”.
São atendidos no AEE, alunos com deficiências, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, matriculados em rede de ensino regular. Este atendimento é realizado em salas de recursos multifuncionais, nos Centros de Atendimento Educacional Especializado, Instituições Comunitárias, etc. Diferente das Salas de Recursos tradicionais utilizadas na década de 80 onde se destinavam  apenas a alunos com um tipo de necessidade especifica. Na atual Sala de Recursos (Multifuncionais) a proposta é que o atendimento seja realizado com diferentes necessidades educacionais especiais. Fato que faz refletir quanto ao profissional do AEE para realizar atendimento com alunos de especificidades diversas cumprindo todas as funções informadas na Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009:
O ensino oferecido no atendimento educacional especializado não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares. Segundo BRASIL (2008): são exemplos práticos de atendimento educacional especializado: o ensino da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) e do código BRAILLE, a introdução e formação do aluno na utilização de recursos de tecnologia assistiva, como a comunicação alternativa e os recursos de acessibilidade ao computador, a orientação e mobilidade, a preparação e disponibilização ao aluno de material pedagógico acessível, entre outros.
 O atendimento Educacional deve articular-se com a proposta da escola comum, embora suas atividades se diferenciem das realizadas em salas de aula de ensino comum. Tampouco se pode atribuir toda a responsabilidade do desenvolvimento acadêmico do aluno com deficiência, ao professor do atendimento educacional especializado. Pois deve haver um trabalho colaborativo entre o profissional do AEE e o professor de sala de aula para que o aluno tenha um desenvolvimento educacional satisfatório.
É preciso o envolvimento de todos para que o processo de inclusão com alunos com deficiência dê certo, não somente do profissional do AEE. O aluno dentro da escola é de responsabilidade de todos.

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