Plano de aula
Percebo
que muitas crianças que chegam à sala de recursos pela primeira vez, não sabem
utilizar o computador. Ou por causa de sua deficiência ou porque não tem acesso
a computadores quando fora da escola.
Preparei
um plano de aula que ajuda estes alunos no seu primeiro acesso.
NOME DA ATIVIDADE: Meu
primeiro acesso.
OBJETIVO DA ATIVIDADE: levar o
aluno a compreender as principais partes do computador para sua utilização
básica.
Fazer
com que o aluno tenha contato com o mouse (clique, seleção,) e teclado (digitar,
apagar, dar espaço, pular para outra linha).
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Como
primeiro contato, será explicado ao aluno de forma funcional as partes do
computador e suas respectivas funções:
Gabinete – onde
ficam todas as informações guardadas.
Monitor – parece uma
televisão, quando mexemos no mouse e nos teclados, as informações aparecem no
monitor.
Mouse – Aponta e
seleciona algo. Parece com um rato, por isso tem esse nome:Mouse-rato em
inglês.
Teclado – Onde há
letras, números e outras teclas. Quando digitamos no teclado, aparecerá no
monitor.
Caixa
de som – Usada para
toca o som.
Fone
de ouvido – Usada
para toca o som, onde apenas a pessoa que estiver com o fone poderá ouvir.
Impressora – Transfere as informações do
computador para o papel.
Após explicar e mostrar
cada uma das partes principais de um computador é hora de mostrar ao aluno um
programa que irá ajudá-lo a manusear o mouse: o PAINT. Através deste programa o
aluno vai compreender como mexer com o mouse, localizar o cursor, trocar cores
ao clicar, etc.
Após deixar o aluno
manusear bem este programa, é hora de mostrar ao aluno como utilizar o teclado.
Com o programa WORD, solicita que o aluno digite letras aleatórias, escreva seu
nome, etc. Sempre mostrando que ao digitar, aparece no monitor. É necessário
também mostrar a barra de espaço (em que você pode colar uma pequena figura
pulando, até ele se acostumar com tecla), a tecla backspace (em que você pode
colar uma pequena figura de uma mão apagando) e a tecla enter em que você pode
colar uma pequena figura descendo as escadas) para ir para a próxima linha.
Após manusear bem o
teclado, é hora de testar os conhecimentos através de um jogo simples que possa
fazer o aluno utilizar o que aprendeu.
Uma dica é o smartikids.
Existem jogos para selecionar, clicar, etc< http://www.smartkids.com.br/>
Este plano tem como o
intuito de fazer com que o aluno possa manusear o computador para que o
possibilite a utilização de jogos educativos ajudando nos seus primeiros
acessos ao computador, com o tempo, será mais fácil de compreender outras
teclas e funções.
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