domingo, 6 de janeiro de 2013

Minha primeira



Plano de aula
Percebo que muitas crianças que chegam à sala de recursos pela primeira vez, não sabem utilizar o computador. Ou por causa de sua deficiência ou porque não tem acesso a computadores quando fora da escola.
Preparei um plano de aula que ajuda estes alunos no seu primeiro acesso.

NOME DA ATIVIDADE: Meu primeiro acesso.

OBJETIVO DA ATIVIDADE: levar o aluno a compreender as principais partes do computador para sua utilização básica.

Fazer com que o aluno tenha contato com o mouse (clique, seleção,) e teclado (digitar, apagar, dar espaço, pular para outra linha).

DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE:
Como primeiro contato, será explicado ao aluno de forma funcional as partes do computador e suas respectivas funções:

Gabinete – onde ficam todas as informações guardadas.

Monitor – parece uma televisão, quando mexemos no mouse e nos teclados, as informações aparecem no monitor.

Mouse – Aponta e seleciona algo. Parece com um rato, por isso tem esse nome:Mouse-rato em inglês.

Teclado – Onde há letras, números e outras teclas. Quando digitamos no teclado, aparecerá no monitor.

Caixa de som – Usada para toca o som.

Fone de ouvido – Usada para toca o som, onde apenas a pessoa que estiver com o fone poderá ouvir.

Impressora – Transfere as informações do computador para o papel.



Após explicar e mostrar cada uma das partes principais de um computador é hora de mostrar ao aluno um programa que irá ajudá-lo a manusear o mouse: o PAINT. Através deste programa o aluno vai compreender como mexer com o mouse, localizar o cursor, trocar cores ao clicar, etc.

Após deixar o aluno manusear bem este programa, é hora de mostrar ao aluno como utilizar o teclado. Com o programa WORD, solicita que o aluno digite letras aleatórias, escreva seu nome, etc. Sempre mostrando que ao digitar, aparece no monitor. É necessário também mostrar a barra de espaço (em que você pode colar uma pequena figura pulando, até ele se acostumar com tecla), a tecla backspace (em que você pode colar uma pequena figura de uma mão apagando) e a tecla enter em que você pode colar uma pequena figura descendo as escadas) para ir para a próxima linha.


Após manusear bem o teclado, é hora de testar os conhecimentos através de um jogo simples que possa fazer o aluno utilizar o que aprendeu.
Uma dica é o smartikids. Existem jogos para selecionar, clicar, etc< http://www.smartkids.com.br/>


Este plano tem como o intuito de fazer com que o aluno possa manusear o computador para que o possibilite a utilização de jogos educativos ajudando nos seus primeiros acessos ao computador, com o tempo, será mais fácil de compreender outras teclas e funções.

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